sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Trabalho de História

No Brasil a escravidão começou no século XVI , e começou com os índios, porém a idéia não foi aprovada pelos líderes religiosos, então os portugueses começaram a comprar escravos africanos que eram levados para as "sesmarias" que eram lotes de terra dados aos chamados colonos que foram enviados para trabalhar no Brasil.
Vista a escravidão no Brasil colonial, vamos compará-la à escravidão atual no Brasil.
- Em ambos os casos os escravos são obrigados a trabalhar em condições precárias, recebendo poucos ou nenhum cuidado médico, e não são pagos.
-  Durante a época do Brasil colonial, os escravos eram comprados de outros africanos e levados para o Brasil, e não era condenado, portanto a compra era  mais fácil.
- Na escravidão colonial, era possível comprar sua liberdade.
Já no Brasil atual escravidão é crime e pode ser punida com pena de até 12 anos, e é muito raro encontrar alguém praticando comércio de escravos atualmente. 
Os escravos normalmente são pessoas pobres, ou sem informação que aceitam propostas de trabalho bem remunerados e com boas condições de vida, porém são enganados e cobrados por coisas absurdas que não deveriam ser cobradas como alimentação, gastos de viajem, roupas, etc... E  parte do salário seria para pagar as despesas cobrada pelos "gatos"( quem lidera o esquema ). A escravidão é a prática social em que um ser humano assume direitos de propriedade sobre outro designado por ESCRAVO.
Ao falarmos em escravidão, é difícil não pensar nos portugueses, espanhóis e ingleses que escravizarão muitos índios aqui no Brasil para que trabalhassem para eles nas suas terras e na terra em que eles ião tomando aos poucos dos índios que não tinham o que fazer pois o armamento dos portugueses eram muito melhores ou seja : Superior a dos índios 
No Brasil, a escravidão teve início com a produção de açúcar na primeira metade do século XVI. Os portugueses traziam os negros africanos de suas colônias na Africa para utilizar como mão-de-obra escrava nos engenhos de açúcar do Nordeste. Os comerciantes de escravos portugueses vendiam os africanos como se fossem mercadorias aqui no Brasil. Os mais saudáveis chegavam a valer o dobro daqueles mais fracos ou velhos.
 

Grupo:
Alex Candido;
Joao Victor;
Kaio.

Colégio Pedro II - Unidade Engenho Novo II

Um comentário:

  1. gostei muito do meu trabalho por que tambem foi eu que fiz e o conteudo foi dificil de achar mas conseguimos fazer e com sucesso

    ResponderExcluir