sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Trabalho de História

No Brasil a escravidão começou no século XVI , e começou com os índios, porém a idéia não foi aprovada pelos líderes religiosos, então os portugueses começaram a comprar escravos africanos que eram levados para as "sesmarias" que eram lotes de terra dados aos chamados colonos que foram enviados para trabalhar no Brasil.
Vista a escravidão no Brasil colonial, vamos compará-la à escravidão atual no Brasil.
- Em ambos os casos os escravos são obrigados a trabalhar em condições precárias, recebendo poucos ou nenhum cuidado médico, e não são pagos.
-  Durante a época do Brasil colonial, os escravos eram comprados de outros africanos e levados para o Brasil, e não era condenado, portanto a compra era  mais fácil.
- Na escravidão colonial, era possível comprar sua liberdade.
Já no Brasil atual escravidão é crime e pode ser punida com pena de até 12 anos, e é muito raro encontrar alguém praticando comércio de escravos atualmente. 
Os escravos normalmente são pessoas pobres, ou sem informação que aceitam propostas de trabalho bem remunerados e com boas condições de vida, porém são enganados e cobrados por coisas absurdas que não deveriam ser cobradas como alimentação, gastos de viajem, roupas, etc... E  parte do salário seria para pagar as despesas cobrada pelos "gatos"( quem lidera o esquema ). A escravidão é a prática social em que um ser humano assume direitos de propriedade sobre outro designado por ESCRAVO.
Ao falarmos em escravidão, é difícil não pensar nos portugueses, espanhóis e ingleses que escravizarão muitos índios aqui no Brasil para que trabalhassem para eles nas suas terras e na terra em que eles ião tomando aos poucos dos índios que não tinham o que fazer pois o armamento dos portugueses eram muito melhores ou seja : Superior a dos índios 
No Brasil, a escravidão teve início com a produção de açúcar na primeira metade do século XVI. Os portugueses traziam os negros africanos de suas colônias na Africa para utilizar como mão-de-obra escrava nos engenhos de açúcar do Nordeste. Os comerciantes de escravos portugueses vendiam os africanos como se fossem mercadorias aqui no Brasil. Os mais saudáveis chegavam a valer o dobro daqueles mais fracos ou velhos.
 

Grupo:
Alex Candido;
Joao Victor;
Kaio.

Colégio Pedro II - Unidade Engenho Novo II

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Prorrogação da data para comentários!

O prazo para comentários no blog foi prorrogado! Agpra vai até essa sexta à noite (dia 08 de novembro). Corre e vai fazer logo seu comentário!

Professora Janis

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Escravidão hoje

       Hoje em dia, a escravidão é considerada extinta, porém ainda em alguns países com menos democracia, principalmente, há alguns tipo de escravidão.
      Atualmente, escravizar ou obriga as pessoas a trabalhar,   fazer coisas que não deve é considerado crime. Devemos lembra  também que a escravidão  não existe somente no meio rural, também  existe, sim, nas áreas urbanas, nas cidades,  etc.
       Diferente  de antigamente, que eles não tinham liberdade,  ganhavam nada, eles trabalhavam em troca de suas vidas, hoje o trabalhador que antes era escravo,  agora tem seus direitos autoras.
          A  diferença é que hoje, o trabalhador da mão-de-obra é reconhecido, ganham seus salários certos e em dia, é assalariado de maneira certa  e não em troca de sua vida. E uma semelhança  é que mesmo  sendo, alguns  trabalhadores  ganham um salario  péssimo  que as vezes ou  sempre não dá para   pagar conta, escola , fazer compras de casa , lazer etc .
          De modo  geral  o trabalho  escravo só  tem a  a prejudicar a  imagens do  Brasil, e para as pessoas que vem para cá tem uma impressão péssima.  
            Assim  só  tem a prejudicar também os direitos humanos, com  sua escravidão não  há  direitos .
                      
  

   

Grupo:
Jenifer, Beatriz, Nathalia e Luiza.

Colégio Pedro II - Unidade Engenho Novo II

A escravidão

20/05/08 - 14h05 - Atualizado em 20/05/08 - 14h22

Fiscais flagram trabalho escravo em fazenda na Bahia

Trabalhadores dizem que fazendeiro cobrou antecipadamente comida e alojamento.
Para procurador, situação deve estar se repetindo em outras fazendas da região.
Do G1, com informações do Jornal Hoje

-----------------------------------------------------------------

 Nós sabemos que existe escravidão até hoje, do século XVI até o século XXI ocorreram algumas mudanças:
     De acordo com nossa pesquisa sobre escravidão e as folhas dadas na aula de história utilizadas pelo nosso grupo, antigamente, os escravos eram comprados pelos senhores e trabalhavam sem pagar moradia e comida, mas, na pesquisa feita atualmente o dono da fazenda cobrava a comida e o aluguel dos barracos.
     Costumes que ficaram:
     Ambas as pesquisas mostram como as épocas se assemelham ao tratarem os escravos como mercadorias, em condições precárias, sem saneamento básico, alimentação nada saudável e sérios riscos de pegarem doenças.
    Nosso grupo não concorda com as atitudes que ocorreram no século passado, que ainda ocorrem nos dias de hoje porque, tratam seres humanos de uma forma indigna como se eles não tivessem sentimentos, direitos de formar uma família e de ter uma carteira de trabalho como qualquer cidadão.
     A escravidão certamente é um problema para os direitos humanos pois, não existe liberdade alguma dos escravos e muito menos o direito de se manifestarem, além do mais, a escravidão já foi abolida há muito tempo e hoje em dia quem a comete está realizando um crime. 
Século XVI 


Século XXI


Fontes de consulta: Livro de história e folhas avulsas.


Grupo:
Sofia;
Maria Clara;
Natalie;
Renata.

Colégio Pedro II - Unidade Engenho Novo II

Brasil e a escravidão

No Brasil a escravidão começou no século XVI , e começou com os índios, porém a idéia não foi aprovada pelos líderes religiosos, então os portugueses começaram a comprar escravos africanos que eram levados para as "sesmarias" que eram lotes de terra dados aos chamados colonos que foram enviados para trabalhar no Brasil.
Vista a escravidão no Brasil colonial, vamos compará-la à escravidão atual no Brasil.
Em ambos os casos os escravos são obrigados a trabalhar em condições precárias, recebendo poucos ou nenhum cuidado médico, e não são pagos.
Durante a época do Brasil colonial, os escravos eram comprados de outros africanos e levados para o Brasil,que não era condenado, portanto a compra era  mais fácil.
Na escravidão colonial, era possível comprar sua liberdade.
Já no Brasil atual escravidão é crime e pode ser punida com pena de até 12 anos, e é muito raro encontrar alguém praticando comércio de escravos atualmente.
Os escravos normalmente são pessoas pobres, ou sem informação que aceitam propostas de trabalho bem remunerados e com boas condições de vida, porém são enganados e cobrados por coisas absurdas que não deveriam ser cobradas como alimentação, gastos de viajem, roupas, etc... E  parte do salário seria para pagar as despesas cobrada pelos "gatos"( quem lidera o esquema ).


Grupo:
Luiz Octávio;
Guilherme Vaccariello;
Alex lyrio;
Lucas José;
Michel.

Colégio Pedro II - Unidade Engenho Novo II

A escravidão no Brasil

A escravidão no Brasil começou no século XVI. Os portugueses começaram escravizando os índios. Os colonizadores, foram para as suas colonias na Africa, e trouxera os negros para trabalharem nos engenhos de açucar da região Nordeste.
Hoje a escravidão, diminuiu bastante, porem ainda existem muitos casos, mas eles ocorrem de maneiras “ disfarçadas ”.  As pessoas costumam enganar muito as outras, com propostas de trabalho, e escravizam muitas pessoas.
A diferença entre a escravidão no periodo colonial e da escravidão no periodo atual, é que no colonial era muito mais rígido, muito mais comum, utilizavam muito mais as pessoas e não tinha lei proibindo a escravidão. Já no atual, tem lei e é mais raro, e mais escondido. A semelhança é que eles continuam usando as pessoas para prestar serviços não remunerados .
O trabalho escravo é ruim de qualquer maneira, é uma injustiça com as pessoass, pos todos deveriam ser livres, ter direitos de cidadãos, sem desigualdade.
A escravidão pode ser entendida como um problema para os direitos humanos no Brasil, pois o escravo perde o direito de trabalhar dignamente, remuneradamente, sem ser forçado a nada, de poder sair livremente, não tem uma moradia fixa, ou seja, sem direitos humanos, e isso é um grande problema para o Brasil, pois essa é a condição de uma vida digna de cidadão.


Periodo Atual 


Período Colonial



Grupo:
Adriane;
Amanda;
Jady;
Maria Paula;
Anna Carolina Leite .

Colégio Pedro II - Unidade Engenho Novo II